Em Belém, a direção da Amam confirmou, na sexta-feira, que está fazendo uma consulta formal aos prefeitos dos 16 municípios que integram a entidade. “Nós sabemos que a proposta de federalização tem o apoio da maioria esmagadora da população, mas não temos ainda dados objetivos sobre a posição individual dos nossos prefeitos”, afirmou um dirigente da associação. Acrescentou que, na mesma sondagem, a Amam está consultando os prefeitos sobre como eles entendem que deva ser conduzido o processo de transformação da ilha em território federal.
A proposta, aliás, nem chega a ser exatamente nova. Pelo menos na seara legislativa, o primeiro passo concreto nesse sentido foi dado em 2002. Não por qualquer liderança política do Pará, e menos ainda por algum representante do Marajó. A iniciativa coube ao deputado federal Benedito Dias (PP), do Amapá. A proposta de realização de plebiscito para decidir sobre a federalização, apresentada há dez anos pelo parlamentar amapaense, nunca passou das comissões técnicas. Se ela, por alguma razão, fosse aprovada hoje em plenário, ninguém, em todo o arquipélago, tem dúvida de que o plebiscito daria à tese separatista uma vitória consagradora. Leia mais no Diário do Pará.
(Diário do Pará)
PARA FACILITAR E VOCÊ CARO LEITOR DO BLOG TIRAR SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES A RESPEITO DO ASSUNTO DEIXO OS RECORTES DO JORNAL CLICK EM CIMA DAS IMAGENS E LEIA A MATÉRIA NA INTEGRA.
FONTE DIÁRIO DO PARÁ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário