quinta-feira, 31 de maio de 2012

lançamento do cartaz oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

.
Do G1 PA

Cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2012 traz multidão com mãos erguidas em oraçãoi (Foto: Evandro Santos / G1 PA)Cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em
2012 traz multidão com mãos erguidas em oração
(Foto: Evandro Santos / G1 PA)
Um dos primeiros eventos do Círio de Nazaré, a maior procissão religiosa do Brasil, aconteceu na noite desta quarta-feira, 30, emBelém, após uma missa presidida pelo arcebispo dom Alberto Taveira: o lançamento do cartaz oficial do Círio 2012.
A apresentação ocorreu na Praça Santuário, onde milhares de pessoas se concentraram para ver e receber a peça publicitária. O cartaz mostra a foto da imagem de Nossa Senhora em primeiro plano e, ao fundo, a procissão do Círio, com uma multidão de mãos erguidas.
O lançamento do cartaz foi marcado por emoção. “Está bonito”, disse a dona de casa Maria José dos Anjos. “Vou colocar na porta de minha casa”. Cada uma das pessoas que participaram da cerimônia recebeu dois cartazes da festa.
A coordenação do evento mandou imprimir, com a ajuda de patrocinadores, cerca de 900 mil exemplares para distribuir aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Em geral, as famílias expõem o cartaz na porta das casas ou em destaque dentro das residências.
“Eu troco (o cartaz) todos os anos”, afirmou a técnica em enfermagem Maria Rosa Martins. “Está muito lindo”, disse ela, ao informar que já virou tradição levar a peça para dentro de casa.
A aposentada Vanda Cordeiro, de 71 anos, conseguiu pegar quatro. “Vou dividir com duas irmãs e uma tia”, informou. A distribuição dos cartazes é o primeiro passo na divulgação da festividade da padroeira.
O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, é quem regeu a missa de apresentação do Cartaz do Círio em 2012 (Foto: Evandro Santos / G1 PA) Dom Alberto Taveira presidiu missa de
apresentação do cartaz (Evandro Santos / G1 PA)
O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, ficou satisfeito com o resultado do fotógrafo Gui Veloso, o autor da foto do cartaz oficial. Ele observou que a imagem da fotografia retrata a simbologia das mãos e da unidade.
“Desejo que esse cartaz seja um grande símbolo”, afirmou dom Taveira, ao manifestar também o desejo de que o cartaz seja um meio de levar a “graça de conversão” a todas as pessoas que o contemplarem.
Círio
A maior festa católica dos paraenses acontece no segundo domingo do mês de outubro e reúne mais de dois milhões de romeiros na procissão que percorre as ruas de Belém.
Na procissão, a imagem de Nossa Senhora é conduzida numa berlinda, puxada por uma corda, que sai da Catedral, no centro histórico da cidade, até a Basílica dedicada à santa. São quatro quilômetros de cortejo.
Coroação
Para encerrar o mês dedicado à Maria, em Belém, a Basílica de Nazaré realiza nesta quinta-feira, 31, a missa de coroação da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, durante uma missa, às 18 horas.
A cerimonia marca ainda a subida da imagem original da padroeira dos paraenses até o ”Glória”, redoma de vidro que fica em cima do altar-mor da igreja.
Milhares de pessoas compareceram na missa onde o Cartaz do Círio de Nazaré 2012 foi apresentado (Foto: Evandro Santos / G1 PA)Milhares de pessoas compareceram a missa onde o Cartaz do Círio de Nazaré 2012 foi apresentado (Foto: Evandro Santos / G1 PA
)
http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/05/igreja-de-belem-lanca-o-cartaz-oficial-do-cirio-de-nossa-senhora-de-nazare.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...