segunda-feira, 14 de maio de 2012

BREVES RECEBERÁ CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

Começam hoje (14) as viagens que a Secretaria de Estado Trabalho Emprego e Renda (Seter) vai fazer para os primeiros 11 municípios do Pará que vão receber cursos de qualificação profissional. Esses cursos fazem parte do Plano Territorial de Qualificação 2011, (Planteq), programa estabelecido por um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego e executado pelos Governos Estaduais. O Plano deve atender quase 1500 alunos, com 10% das vagas destinadas a portadores de necessidades especiais.

Técnicos da Seter vão viajar acompanhados por membros do Conselho Estadual de Emprego do Pará (CEEPA) para reunir com as secretarias municipais e os coordenadores do Sine e traçar uma estratégia de qualificação da mão de obra local. “Vamos para descobrir com as entidades locais quais as demandas do mercado nesses municípios e preparar cursos de profissionalização para cada um deles”, revela o diretor de Qualificação Profissional da Seter, Rodivan Nogueira. Os municípios atendidos por esse Plano serão Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Itaituba, Marabá, Paragominas, Santarém e Tucuruí.

O Planteq foi apresentado durante a reunião mensal do CEEPA, na Casa do Trabalhador, na tarde de ontem. Para os membros do conselho, a notícia é satisfatória e vislumbra novos rumos. De acordo com Jayme Pontes Filho, da Federação das Associações das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Fampep) e representante dos empregadores na Comissão, as reivindicações estão sendo ouvidas. “Depois de ouvirmos uma apresentação sobre a geração de empregos no Estado, vamos começar os cursos no interior e reforçar o trabalho de monitoramento da Comissão”, afirma.

Segundo o presidente da Comissão, Francisco Fernando Ribeiro, da Força Sindical, e representante dos trabalhadores, algumas prioridades foram elencadas. “Temos que correr atrás dos lugares onde o índice de empregabilidade está crescendo, primeiramente, porque a demanda está crescendo e não temos qualificação. Por isso vamos acompanhar todo o processo de implantação do Planteq”, garante.

Representando o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda, o Secretário Adjunto, Daniel Rendeiro, faz parte da comissão e garantiu total apoio da Seter. “Queremos atender as demandas de qualificação do Estado para criar ainda mais condições favoráveis aos paraenses de conseguir as vagas que estão surgindo”, argumenta. A Comissão Estadual de Emprego do Pará oportuniza a sociedade civil organizada a participar das discussões sobre as Políticas de Emprego e de Relações de Trabalho junto com o Poder Público. No último mês, a comissão elegeu o conselheiro Francisco Fernando Ribeiro como novo presidente da entidade, que fica no cargo até abril de 2013. (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...