HISTÓRICO De S.SBV

HISTÓRICO DA CIDADE DE SÃO SABASTIÃO DA BOA VISTA.

São Sebastião, em 1846 era um sitio da propriedade do Sr. Manoel Moraes Nunes, esse Senhor festejava todos os anos em 20 de janeiro a imagem de São Sebastião, e mandava celebrar a Santa Missa em uma das salas, de sua residência transformada em capela.
A Santa Missa era celebrada pelo padre – Policalpil José Rodrigues vigário da vila de Oeiras, hoje Araticu.
Em 1854 Manoel Moraes Nunes, registrou o terreno, sendo seus limites do Igarapé São Caetano ao furo Santo Antônio e pelos fundos, pelo Igarapé Preguiça, até o Igarapé Iracuá.
Ainda em 1854 Manoel Nunes, fez doação de terreno a Imagem de São Sebastião, hoje a Imagem existe na Igreja Matriz da Cidade de São Sebastião da Boa Vista.
Em 1855, começaram ser construídas muitas casas, sendo que, no mesmo ano fundaram uma Irmandade de São Sebastião, nesse povoado, ergueram uma Capela onde hoje e a Igreja Matriz. Os primeiros habitantes do novo povoado de São Sebastião, na ilha de Paxituba, hoje Santo Antônio, foi José Miguel do Vale, Sicilio Vieira da Trindade, Capitão Ozelio de Souza Lobato, Jerônimo Ribeiro Tavares, Rufilio Nazeazeno de França, Venâncio de Oliveira Pantoja, Vitorino Antonio dos Santos, João da Silva Mendes, sendo este se nacionalidade portuguesa, Manoel Nunes de Almeida, Posidônio Rodrigues Monfredo, Joaquim Henriques, Bernardo Gonçavel da Rocha, Boaventura Pereira de Macedo, Joaquim Paulo de Souza, de nacionalidade portuguesa, Raimundo Borges e Sebastiana Borges, Joana Catarina B. Tavares, Manoel Palheta, Cláudio Antonio dos Santos, Eugenio Serrão, Jose Rodrigues de Moraes, Manoel Marciel Barbosa, Francisco Celestino Nunes Costa, Teodomiro Beumiro de Carvalho Camarão e Jose Martins, nacionalidade espanhola era ferreiro.
Em 1856, foi construída pela irmandade de São Sebastião um cemitério era o segundo pois, o primeiro foi construído no Humaitá no furo Santo Antonio no terreno da irmã do Manoel Nunes.
Em 23 de Outubro de 1868, foi nomeado para a própria de São Sebastião Vigário, o Padre Mateus Augusto da Silva Franco até 1870, veio substituto o Padre Pocelê ate 18 de Outubro de 1874. Foi nomeado o Cônego José Bentes.
01
Em 3 de Maio de 1869 foi instalado o cartório da Tabelião, e nomeares para esse cargo – Veríssimo de Souza Barbosa, ainda em 1869 foi criada a freguesia sob a inovação de São Sebastião.
A denominação da Boa – Vista, vem de uma visita do presidente da província Dr. Ferreira Pena, que do largo da matriz olhando a paisagem, a vista de povoado, olhando para Paquetá, Ilha da Conceição e as Ilhas do Oeiras disse:- De hoje em diante vocês devem chamar de São Sebastião da Boa Vista, por essa linda paisagem.
Foi fundada uma Coletoria Estadual, em 1870 e nomeado para exercer esta importante função de Coletor – Jerônimo Ribeiro Tavares, sendo ele quem cooperou para que em 1871 Boa Vista passa-se a ser Município.
Em 1878 faleceu Jerônimo Ribeiro Tavares, e foi nomeado coletor, o Coronel – Possidonio Rodrigues Monfredo.
Em 1884 foi nomeado o professor normalista Salvador do Couto Loureiro ainda em 1884 a paróquia de São Sebastião da Boa Vista ficou sem Padre, sendo servida pelo Padre de Curralinho padre Manoel Sanches de Brito.
1868 limite da freguesia da Boa Vista .
Os limites da freguesia de São Sebastião, criada pela Lei nº.584 de 23 de Outubro de 1868, com a de São João Batista de Cametá, foram determinados pela Lei nº.595 de 25 de setembro de 1899.
Compreendiam pelo Rio Limoeiro correndo água acima pelos furos Curuçá, Pajé-Açú, até sair no Rio Juçara, pertencendo a Cametá a margem direita do Rio Limoeiro até sair a boca do Rio Cupijó para Boa Vista se várzeas a ilhas do outro lado, seguindo pelos furos já mencionados. A Lei nº.595 foi aprovada pela Assembléia Legislativa Provincial e mencionado pelo Coronel Miguel Antônio Pinto Guimarães, então no Governo do Pará, na sua qualidade de 2º. Vice-Presidente da província.
Em 1872 pela Lei nº.707 de 5 de abril de 1872 concedeu-lhe o Titulo da Vila, criando o respectivo Município, instalado dia 7 de Janeiro do mesmo ano sob a Presidência de Possidonio Rodrigues de Monfredo, juramentado perante a Câmara Municipal de Curralinho. Tomaram parte nessa primeira vareação (1873 a 1876), pelos Sr. Urbano Xisto Rodrigues, Francisco Antônio da Costa, Manoel Antônio Barbosa, Joaquim Manoel Vieira, Ângelo Vitoriano Gonçalves Serrão e Sinfronio Ribeiro Tavares.
Em 1882 São Sebastião da Boa Vista, pela Lei nº.1084 de 6 de novembro foi extinto o Município, ficando no esquecimento ato proclamação da republica.
Em 1890 foi eleito Intendente José Ribeiro Tavares, Eugenio serrão vereador: João da silva Mendes e Joaquim Henrique Junior, vogais;
Comprou-se uma casa da prefeitura e instalou-se luz a querosene nas ruas.
De 1895 a 1899, Nicolau Ribeiro Tavares prefeito que nada fez.
De 1899 a 1903, Francisco de Araújo Freire construiu uma ponte na rua de onde hoje é propriedade do Sr.Miguel Barbosa até a casa da dona Joana Catarina do Carmo Tavares.
De 1903 a 1907 Salvador de Couto Loureiro, fez pequenos aterros nas ruas, conservou um trapiche.
De 1907 a 1915 Eduardo de Medeiros Furtado construiu um trapiche novo e um coreto na praça da matriz, uma calçada ligada a igreja ao trapiche, instalou luz nas ruas da cidade, mobiliou a prefeitura.
De 1915 a 1919, Gabriel José do Sacramento Marques, nada fez.
De 1919 a 1922, Manoel Marcos da Luz, prefeito que nada fez, aonde extinto a Município pela lei 2116 de 3 de novembro de 1922,ficando incorporado ao Município de Muaná.
Me 1945 o Município foi reinstalado pelo decreto estadual numero. 4505/de 30 de Dezembro de 1943, aonde nomeado José Nogueira, para prefeito municipal.
Construído o prédio da prefeitura que até hoje ainda existe.
Em, 1946, foi nomeado Raimundo Camarão de Araújo que construiu uma ponte na rua da frente.
Em, 1947 com a nova constituição foi eleito ROMEU CORREA MONFREDO.
A 26/11/49, foi lançado a primeira pedra para a construção da nova igreja matriz, por iniciativa do prefeito ROMEU CORREA MONFREDO e da dona Maria Villas Boas.
A usina de luz elétrica foi inaugurada 19 de março de 1949,pelo general MAGALHÃES BARATA, sendo ainda Prefeito ROMEU CORREA MONFREDO, a casa dos padres foi construída pelo mesmo. Em dezembro foi construída uma casa junto a Prefeitura para o fórum.
Foi construída ainda em 1949 uma casa para a Residência dos prefeitos um cais de madeira na frente da cidade. ROMEU CORREA MONFREDO, também construiu duas (2), casas, para Grupo Escolar, uma na sede do Município e em santo Antonio;uma estrada da sede para o igarapé tracua no furo santo Antonio, uma nova calçada da porta da igreja matriz até o cais, uma outra calçada do canto da prefeitura à casa do Sr.Miguel Barbosa.
Foi construído uma casa para bar na praça da matriz, uma ponte de madeira beirando as
Casas de ruas; Coronel Monfredo.
Fez ainda uma Capela de madeira coberta de telhas no Cemitério publico e aumentou o cemitério cinco (5), metros para o lado do Furo Santo Antonio, desmanchou uma ponte na Travessa Manoel Perez que ligava da Av.Coronel Monfredo ao largo do cemitério, aterrando a mesma.
Em, 1950 foi eleito João de Souza Guimarães, com movimentos políticos foi casado, de seu mandato.
De, 1951 a 1953, assumiu a Prefeitura Romeu Correia Monfredo, ate dia cinco (5), de fevereiro de 1955. As construções feitas pelo Sr.Romeu Correa Monfredo foram em duas (2) gestões. De 5/2/55 á 31 de Janeiro de 1959, foi eleito Custodio Ferreira, o novo Prefeito construiu um ambulatório, sendo a Frente de alvenaria, desmanchou a capela de madeira que tinha no cemitério, e construiu uma de alvenaria, e fez uma pequena ponte no Igarapé do lava.
De, 1 de fevereiro de1959 ate 31 de janeiro de 1963 assumiu a prefeitura o Sr.RAIMUNDO NONATO POMPEU, fez uma ponte sobre o furo Santo Antonio ligando a sede com a Humaitá e fez um novo trapiche, um pedaço de cais de alvenaria junto ao mesmo, comprou o terreno Humaitá e fez o campo de Avião, e uma casa para a estação do mesmo, fez a estrada Boa Vista – Cocal.
De, 1963 a 1967 foi eleito FIRMO PEIXOTO LEITE JUNIOR, tomou posse, dia 1 (primeiro), de fevereiro de1963. Construiu nossa administração um novo Grupo Escolar, um Ginásio Estadual, a Delegacia de Policia, um novo motor de luz, e a casa da usina. Comprou uma casa para da Civia de Malaria, edificou uma casa na rua Coronel Monfredo e trocou com ALICE DE BRITO, para dar lugar a construção de colégio das freiras, Construiu a Caixa Dágua, e instalou seu motor, uma ponte na Maracangualha até o palheta, construiu outra ponte na rua da frente para a casa do Sr.Antonio Tavares.
Em 1967 assume a Prefeitura o Sr.Alcides dos Santos Camarão, o mesmo fez calçamento, aterro e arborização na cidade, e na praça da matriz.
Em 1970, em 15 de novembro foi eleito novamente o Sr.Raimundo Nonato Pompeu, a única construção iniciada foi de uma casa para o Hospital que não terminou.
Em, 1974, Raimundo Camarão de Araújo, que fez concertos na ponte, limpezas nas ruas e terminou o hospital.
Em, 1 de fevereiro de 1977, tomou posse JUAREZ TÁVORA GUIMARÃES, fez o mercado municipal, fez o cais da frente da cidade todo de alvenaria, comprou um trator para conduzir terra, afim de aterra ruas, construir uma feira na cidade, fez instalações de telefone para a capital, este prefeito ainda estava em seu mandato, quando foi escrito este resumo histórico.


Belém, 1 de janeiro de 1979.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...