quinta-feira, 14 de junho de 2012

'Municípios Verdes' será apresentado na Rio+2


'Municípios Verdes' será apresentado na Rio+20 (Foto: Antônio Silva/Ag. Pará )
O programa Minicípios Verdes será apresentado na Rio+20, como modelo para aregião Norte, amanhã, às 15h (Foto: Antônio Silva/Ag. Pará )
A parceria entre os setores público e privado com ênfase nas soluções locais para a sustentabilidadesocioambiental, que vem sendo aplicada no Pará através do programa "Municípios Verdes", será apresentada nesta sexta-feira (15), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que acontece no Rio de Janeiro.
O programa será apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF), das 13h às 15h, no auditório do estande Amazônia, localizado no Parque dos Atletas, Barra da Tijuca. A proposta é mostrá-lo como modelo para os demais estados da região Norte.
O MPF pretende demonstrar na Rio+20 que  em menos de três anos de implementação, a iniciativa conseguiu a inclusão de cerca de 45 mil propriedades rurais no cadastro ambiental, além de propiciar que diversos municípios saíssem da lista dos maiores desmatadores da Amazônia. O debate será aberto ao público e à imprensa, sem necessidade de inscrição prévia.
Além do MPF e do Governo do Pará, responsável pelo programa Municípios Verdes, participarão do evento representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de organizações não governamentais de defesa do meio ambiente, como Greenpeace, The Nature Conservancy (TNC) e National Wildlife Federation. O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, também vai compor o debate, representando o município pioneiro na adoção do modelo.
O programa Municípios Verdes, lançado em março de 2011, agrega um pacote de incentivos aos proprietários rurais e aos municípios. Ele foi criado para fomentar a parceria entre setores público e privado, com fins de garantir a regularidade da produção rural, a geração de investimentos e banir do mercado, itens produzidos a partir do desmatamento ilegal, utilização de trabalho escravo, grilagem ou outros crimes.
SERVIÇO
Apresentação do programa Municípios Verdes. Dia 15/06 (sexta-feira), das 13 às 15 horas, no auditório do estande Amazônia na Rio+20, no Parque dos Atletas (avenida Salvador Allende, s/n, Barra da Tijuca ).
(DOL, com informações do MPF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...