quarta-feira, 28 de março de 2012

Sugestão de pauta.O deputado Miriquinho Batista – PT/PA - apresentou Indicação nº 2728/2012, ao Ministro dos Esportes

O deputado Miriquinho Batista – PT/PA - apresentou Indicação nº 2728/2012, ao Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo – com intuito de que seja inscrito os nomes dos trabalhadores envolvidos na construção e/ou reforma dos estádios brasileiros nos marcos comemorativos de sua inauguração.
O deputado ressalta que: “normalmente se encontram os nomes das autoridades gestoras, das empresas construtoras e dos engenheiros responsáveis. Aos trabalhadores que deram materialidade aos planos e projetos arquitetônicos, ficam anônimos. Acredito que será uma maneira de homenageá-los!”
“Com a proximidade da Copa do Mundo de 2016, o Brasil está fazendo obras monumentais e acho justo esta singela homenagem”, disse Miriquinho.

veja documento na integra:



REQUERIMENTO

(Do Sr. Miriquinho Batista)
Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, relativa à inscrição, nas placas comemorativas de inauguração dos estádios de futebol, dos nomes dos trabalhadores da construção civil que contribuíram para sua edificação ou reforma.
Senhor Presidente:
Nos termos do art. 113, inciso I e § 1o, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, requeiro a V. Exª. seja encaminhada ao Poder Executivo a Indicação em anexo, sugerindo a inscrição, nas placas comemorativas de inauguração dos estádios de futebol, dos nomes dos trabalhadores da construção civil que contribuíram para sua edificação ou reforma.
Sala das Sessões, em       de                          de 2012.

MIRIQUINHO BATISTA

Deputado Federal – PT/PA


2012_2051

INDICAÇÃO No 2728, DE 2012
(Do Sr. Miriquinho Batista)
Sugere a inscrição, nas placas comemorativas de inauguração dos estádios de futebol, dos nomes dos trabalhadores da construção civil que contribuíram para sua edificação ou reforma.
Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado do Esporte:
Uma importante questão social se refere à separação entre o trabalho e o produto do trabalho. Em uma sociedade cujos fundamentos econômicos pressupõem a venda da força do trabalho como elemento básico da produção e de geração do valor, uma ruptura se estabelece entre o trabalhador e o fruto de seu trabalho. Como regra geral, o trabalhador não se apropria do produto de seu trabalho.
Em alguns segmentos da atividade econômica, esta separação é particularmente perceptível, É o caso da construção civil, na qual a larga maioria dos trabalhadores contribui para edificação de prédios destinados à propriedade ou uso de outros, normalmente de camadas economicamente superiores.
Esta situação se reproduz na construção de grandes obras destinadas ao público, como os estádios de futebol, ora em fase de preparação para a Copa do Mundo de 2016. Nos marcos comemorativos de sua inauguração, normalmente se encontram os nomes das autoridades gestoras, das empresas construtoras e dos engenheiros responsáveis. Nenhuma alusão, porém, se faz a todo o contingente de trabalhadores que deu materialidade aos planos e projetos arquitetônicos.
Este é o objetivo da presente Indicação, no sentido de sugerir ao Ministério do Esporte que, acompanhando o andamento dessas obras monumentais, recomende às entidades mantenedoras dos estádios, novos e renovados, que inscrevam, nas placas alusivas aos eventos construtivos, os nomes de todos os que contribuíram para sua realização, desde o engenheiro obras até o responsável pelo mais simples trabalho manual.
Se a homenagem aqui proposta não resolve o dilema da separação entre trabalhador e fruto do trabalho, ao menos assegura o reconhecimento público ao esforço coletivo de inúmeros brasileiros cuja participação é essencial para o bem-estar da sociedade.
Sala das Sessões, em         de                       de 2012.
MIRIQUINHO BATISTA
Deputado Federal – PT/PA


Raquel Paz - DRT-DF/MTE 8035
Assessora de Imprensa do
Deputado Federal MIRIQUINHO BATISTA - PT/PA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...