“Como já disse aqui nesta tribuna, eu sou professor e não posso deixar de registrar a minha participação no lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) feito pela nossa presidenta Dilma Rousseff e o ministro Aluisio Mercadante.”
O parlamentar acrescentou que: Paulo Freire quando introduziu a Pedagogia da autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação ao ser e saber do educando, ele enfatizou a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas". Certamente a nossa presidenta utilizou deste conhecimento quando encomendou o Pronacampo ao MEC. Parabéns pela iniciativa e sua grande sensibilidade presidenta Dilma Rousseff e ministro Mercadante.
veja o discurso inteiro abaixo.
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores membros da mesa, Senhoras deputadas e Senhores deputados e demais presentes neste plenário, bom dia! Bom dia aos que nos assistem pela TV ou internet e todos àqueles que nos escutam.
Senhoras e Senhores peço que este registro conste nos anais desta Casa, e que se dê publicidade no jornal impresso, na rádio, no site da Câmara e principalmente na “VOZ DO BRASIL”.
Senhoras e Senhores como já disse aqui nesta tribuna, eu sou professor e não posso deixar de registrar a minha participação no lançamento do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) feito pela nossa presidenta Dilma Rousseff e o ministro Aluisio Mercadante.
O programa atenderá escolas rurais e quilombolas. A realidade brasileira é que no campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental.
Com este Programa, mais de 3 milhões de estudantes receberão material didático diferenciado do material recebido pelos estudantes da área urbana e adequado à realidade do campo, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Campo). O Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) atenderá professores e estudantes, ao oferecer obras de referência sobre as especificidades do campo e das comunidades remanescentes de quilombos.
O programa Mais Educação, de apoio à educação integral, oferecerá atividades de acompanhamento pedagógico, práticas vinculadas a agroecologia, iniciação científica, direitos humanos, cultura e arte popular, esporte, lazer, memória e história das comunidades tradicionais. A meta é atender 10 mil escolas com educação integral até 2014
Paulo Freire quando introduziu a Pedagogia da autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de ser e de saber do educando. Enfatizou a necessidade de respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, visto ser ele um sujeito social e histórico, e da compreensão de que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas". Certamente a nossa presidenta utilizou deste conhecimento quando encomendou o Pronacampo ao MEC. Parabéns pela iniciativa e sua grande sensibilidade presidenta Dilma Rousseff.
Era o que eu tinha pra dizer, meu muito obrigado.
Sala das Sessões, 20 de março de 2012.
Deputado Federal – PT/PA
informações enviadas pela Assessora de Imprensa DO
Deputado Federal Miriquinho Batista - PT/PA , Raquel Paz - DRT-DF/MTE 8035
Nenhum comentário:
Postar um comentário