O Marajó a maior ilha fluvial do planeta, banhado por rios, igarapés e igapós, com uma área de 104.606,9 km2, e uma população de aproximadamente 500.000 habitantes, abrangendo 16 municípios, com uma rica biodiversidade, em plena a floresta amazônica, paisagens de extrema exuberância, cercado de ilhas e ilhotas, com um povo nobre e trabalhador.
Território este pertencente ao estado do Pará, que pode perde-lo em um plebiscito popular.
O projeto de desmembramento do Marajó, foi um projeto do ex-deputado Benedito Dias (PP-AP), que propôs a realização de um novo plebiscito, para a criação do Território Federativo do Marajó.
Os que defendem a proposta, como a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), alegam que a emancipação do Marajó tornaria viável a economia regional, sobretudo do ponto de vista da infraestrutura.
Segundo a AMAM se isso ocorresse seria muito melhor para desenvolver a economia da região marajoara, pois os recursos que vinham para a região seriam repassados de maneira direta da União para os municípios marajoaras, sem a intervenção do governo.
Como é uma região “abandonada” pelo Estado, seria ótimo para o crescimento econômico, financeiro, cultural, turismo e um bom padrão de vida para a população marajoara.
Outro fator importante seria da tentativa de controlar a criminalidade na região, investindo cada vez mais em segurança.
O local seria propicio para um forte desenvolvimento da agricultura, e grandes investimentos em turismo e etc!!!!
extraído do blog http://facesdomarajo.blogspot.com/
Tem mesmo é que virar territorio,que c/certeza vai melhorar a vida dos marajoaras.Essa é a mjnha opinião como marajoara que sou
ResponderExcluirTemos que nos mobilizar cada vez mais, nos conscientizar que somos cidadões e temos sim nosso valor pois afinal temos no Marajó aproximadamente 500.000 habitantes que merecem ter o mínimo de dignidade. Você, como eu devemos nos perguntar, por que se valoriza determinada região em detrimento de outra? e o meu voto, não vale nada?. Venha comungar conosco dessa nossa ordem, vamos socializar este ideal, um MARAJÓ QUE TENHA SEU VALOR! Viva o POVO MARAJOARA.
ResponderExcluir