quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MUSEU DO MARAJÓ








A história do Museu

O MUSEU DO MARAJÓ nasceu de modo informal em 1972, na cidade de Santa Cruz do Arari. Em 1984, foi instalado no prédio de antiga indústria de extração de óleo vegetal em Cachoeira do Arari, onde permanece até hoje.


No dia 16 de dezembro de 1981 foi fundada a Associação com o nome de O Nosso Museu de Santa Cruz do Arari.

No dia 14 de julho de 1983, na Assembléia Geral dos sócios, foi mudada a razão social, sendo escolhida a nova denominação de O MUSEU DO MARAJÓ.
Na mesma oportunidade foi mudada também a sede, que passou a ser a cidade de Cachoeira do Arari, no prédio da antiga fábrica OLEICA que, por causa da falência, estava abandonada.


O MUSEU DO MARAJÓ resgatou a dívida da OLEICA perante o BASA graças à arrecadação da venda da antiga sede de Santa Cruz do Arari, comprada pelo Governo Estadual na administração do Gov. Jader Barbalho e, ao mesmo tempo, indenizou a OLEICA na pessoa do seu diretor, o Sr. Antônio Pessoa.

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, através do Prefeito Edir de Souza Neves, doou uma área destinada às atuais instalações de apoio - Fazendola, Capela de São Pedro, Casa do Artesanato, Escola Oficina - e mais o terreno onde está prevista a construção da Casa da Cerâmica, da Casa da Cultura, E do Hotel, que garantiria o sustento do Museu.
O Museu em Cachoeira foi aberto ao público em 8 de dezembro de 1984, enquanto continuavam os serviços de recuperação e instalação.


A inauguração oficial foi realizada em 12 de dezembro de 1987.

O Museu do Marajó nasceu como uma sociedade civil sem fins lucrativos, que visa o desenvolvimento da comunidade Marajoara através da cultura. Está legalizada em todos os níveis: no Conselho Nacional de Serviço Social, no Conselho Nacional de Museus e no Cadastro do Ministério da Cultura. Tem Inscrição Estadual, CNPJ, Atestado de Utilidade Pública Municipal e Estadual.

O Museu do Marajó foi fundado e dirigido pelo saudoso Giovanni Gallo.

se vc deseja conhecer mais sobre o museu do marajó click no link 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...