quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Em debate, a divisão do Pará

Divisão do Pará é o tema do programa



Uma consulta pública vai decidir se o Estado deve ser desmembrado
Pela primeira vez o Brasil vai fazer uma consulta popular para decidir sobre divisão de um Estado. O plebiscito ocorrerá em dezembro para saber se o Pará vai ser dividido em três, criando também os estados de Tapajós e Carajás. O Caminhos da Reportagem desta quinta (10), às 22h naTV brasil, percorreu as três regiões, ouviu os paraenses, especialistas e conheceu as diferenças regionais e os desafios que esse grande Estado enfrenta.
A campanha das frentes que defendem ou que são contra a proposta de divisão está nas ruas dividindo opiniões. O Pará é o segundo maior estado do país, guarda realidades distintas. Abriga uma natureza exuberante, nos rios que se perdem na Floresta Amazônica, na diversidade da vida e nos cenários impressionantes das praias de água doce.
Mas é espaço de disputas pela terra e pela riquezas do solo. Do ouro da Serra Pelada, que atraiu milhares de migrantes atrás de fortuna, à extração mecanizada do ferro na maior mina do mundo. Um lugar de contrastes, onde grandes empreendimentos convivem com um alto índice de desigualdade social.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber, se o Pará fosse dividido em que estado pertenceria o Marajó?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...