sábado, 29 de dezembro de 2012

SEM SALARIOS, SERVIDORES REVOLTAM-SE EM CACHOEIRA

Os funcionários públicos de Cachoeira do Arari, aqui na Ilha do Marajó, revoltaram-se nesta sexta feira, 28, com o Prefeito Municipal Jaime Barbosa. Tudo por conta dos montantes em salários atrasados que acumulam uma dívida no valor de 2.410.626,00 reais, somado ao 13º.
Com a promessa de que o pagamento seria feito na sexta feira, 28, os servidores começaram a aglomeração em frente ao prédio da Prefeitura do Município, logo nas primeiras horas do dia. Eles esperavam a boa noticia do inicio do pagamento, porém as informações que começavam a chegar não eram nada animadoras. Inicialmente, somente os efetivos seriam pagos. Já os temporários, alguns com salários atrasados desde setembro, foram logo descartados da possibilidade de receber seus valores.
O clima de revolta começou a se formar, pois o dinheiro somente chegaria na cidade por volta das 14h, em aeronave fretada. Mas quando chegou, o valor anunciado disponível era de apenas 587.198,00 reais, pouco mais de ¼ do valor devido.
Os funcionários efetivos receberiam somente 30% do salário de dezembro ou do 13º. Esta informação foi a gota d’água. A manifestação foi iniciada com o encarceramento do Secretário de Finanças do Município, Nazareno Paraense Tavares. Ele foi feito refém dentro do prédio da Prefeitura. Os funcionários anunciaram que somente libertariam o Secretário, após terem o Prefeito Jaime Barbosa, para iniciarem a negociação.
Até ameaça de queima do prédio da Prefeitura foi feita. Mas a chegada de uma guarnição de militares do 8º Batalhão Marajó, comandados pelo Sargento Aviz, acalmou os ânimos. Os policiais passaram e mediar a crise e controlar a situação.
Com a tensão criada, o secretário de Finanças ordenou que o piloto da aeronave retornasse para Belém com parte do recurso, menos o valor referente ao setor de saúde, que teria sido deixado sob a responsabilidade da Secretária Socorro Figueiredo Athar.
Já a noite, uma ligação feita pelo Prefeito Jaime Barbosa a um dos lideres da manifestação, dava conta de que outros recursos teriam caído nas contas da Prefeitura, referente principalmente ao Fundeb. Além de restos do FPM que ainda faltariam cair. Porém, com o encerramento do expediente bancário nenhum recurso mais poderia ser sacado.
Dentre as entidades participantes da manifestação estava o Sintepp, SindSaúde, Sindicato dos Servidores de Cachoeira do Arari e o Conselho Municipal do Fundeb, além da representação dos servidores temporários do município. “Se não for pra pagar todo mundo, ninguém vai receber, pois é uma injustiça o que estão fazendo com a gente. Trabalhamos muito e cumprimos com nossos compromissos junto a população, como que agora a Prefeitura não tem dinheiro para nos pagar” disse Joelcio Nicácio, um dos temporários prejudicados.
Após o anuncio do contato com o Prefeito, cada categoria se reuniu para decidir o que fazer. Alguns decidiram não aceitar a proposta, outros decidiram entrar na justiça, porém a manifestação foi desarticulada e o prédio da Prefeitura foi desocupado, com a liberação do Secretário de Finanças por volta das 22h.
Neste sábado, 29, a cidade amanheceu com ares de mais tranquilidade, com um numero bem reduzido de servidores na frente da Prefeitura. Eles ainda mantém a manifestação de protesto e esperam pela chegada do Prefeito Jaime Barbosa que teria anunciado sua chegada na cidade a qualquer momento.
 FONTE: Dario Pedrosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...