sábado, 12 de janeiro de 2013

FESTIVIDADE DE SÃO SEBASTIÃO CACHOEIRA DO ARARI


Milhares de pessoas receberam a benção do Glorioso, nas mãos do Pároco.
Milhares de pessoas receberam a benção do Glorioso, nas mãos do Pároco.
A abertura da festividade do Glorioso São Sebastião, em Cachoeira do Arari, foi simplesmente espetacular, na tarde desta quinta feira, 10. Milhares de pessoas aglomeraram-se para receber o santo na entrada da cidade, numa manifestação que mesclava o sagrado com o profano.
Pessoas de várias partes do Pará e até mesmo do Brasil, participaram da tradição que dura cerca de 200 anos. O Pároco de Cachoeira, Frei Fabiano, teve a responsabilidade de conduzir a pequena imagem envolvida em fitas até o alto do pequeno trio elétrico disponibilizado pela Prefeitura, onde estava a banda de música João Viana. De lá foi dada a benção sob os acordes da Irmandade do Glorioso São Sebastião.
O pesado mastro é um desafio a determinação do devoto.
O pesado mastro é um desafio a determinação do devoto.
O Prefeito Benedito Vasconcelos, o Filhão, devoto do Glorioso, subiu ao trio para reverenciar e receber na cidade o Santo padroeiro dos vaqueiros do Marajó. O público aplaudiu e tumultuou para pedir a benção tocando a imagem. Os membros da irmandade tiveram trabalho para conter o impeto dos devotos e garantir a programação.
Já era por volta das 17h quando o arrastão saiu levando a imagem e os mastros. A banda foi mesmo no chão, conduzindo os foliões até chegarem na primeira rua. Local onde os mastros foram hasteados. Primeiro o das crianças, depois o das mulheres que ainda chegou a perder o controle e caiu uma vez. E por ultimo o dos homens. O maior e mais pesado. Por isso o que oferece maior risco.
Já estava caindo a noite quando foi enterrado o mastro dos homens e a cerimonia estava encerrada. Agora serão mais 10 dias de festa até o dia 20 de janeiro quando os mastros serão derrubados e levados novamente pelas ruas da cidade.
A subida dos mastros. Perigo, tensão e fé.
A subida dos mastros. Perigo, tensão e fé.
POLÊMICA: Uma polêmica acabou marcando o primeiro dia da festividade. Por solicitação da irmandade um trio elétrico foi posicionado estrategicamente para receber a banda e o padre com a irmandade, que cantou a ladainha da chegada e depois a folia com a  banda João Viana. Pela primeira vez ocorreu uma orientação ao público, quanto aos procedimentos da cerimônia e uma visibilidade melhor de todos a pequena imagem. Além de que todos conseguiam ouvir a ladainha da irmandade, amplificada pelo som do trio. Porém, mesmo com todos os benefícios da tecnologia a disposição, algumas pessoas optaram em manter a banda no chão. A polêmica acabou provocando confusão. “Tudo o que queremos é permitir que todos possam acompanhar a cerimonia e depois o arrastão ter mais alegria com o som cobrindo uma área maior” disse Albertinho Leão, Coordenador da Irmandade.
O que ha de mais belo na festividade: a fé e a devoção.
O que ha de mais belo na festividade: a fé e a devoção.
Algumas pessoas chegaram a ser grosseiras e jogaram uma garrafa que atingiu a perna do maestro da banda João Viana. O rapaz, em tom de revolta, solicitou segurança pois, segundo ele, não daria para seguir com o arrastão se as pessoas continuassem se comportando assim.
Ânimos acalmados o arrastão prosseguiu e a festa foi muito linda, com um público recorde na historia da festividade, para o primeiro dia.
Para o Prefeito do município participar da festividade é um testemunho forte da relação que o povo de Cachoeira tem com São Sebastião. “Nos preparamos para esta festa. Sabemos das nossas responsabilidade e cada morador procura dar o melhor de si. Levamos muito a sério esta devoção e não aceitamos que ninguém desmereça a nossa fé. Agora como Prefeito pretendo valoriza-la mais ainda, pois sou devoto do Glorioso junto com toda minha família.” afirmou Filhão, em tom emocionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...