sábado, 15 de março de 2014

Prefeito Getúlio reclama das dificuldades que os municipios marajoara sofrem pela falta de estruturas adequadas.

Ag. CNM
O financiamento dos programas federais deveria observar as especifidades de cada Município”. A afirmação foi feita pelo prefeito de São Sebastião de Boa Vista (PA), Getúlio Brabo de Souza, em visita à sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quinta-feira, dia 13 de março. Acompanharam o gestor os secretários de Saúde, José Raimundo Farias, de Educação, José Maria Gonçalves, e o vereador Delcimar Viana.
De acordo com Getúlio, o Município – localizado na Ilha de Marajó – sofre principalmente pela falta de estrutura. “Nós somos uma região historicamente isolada. A dificuldade começa pela logística, pois nós somos uma região diferente, de acesso, e somos tratados como se fôssemos o Sul e o Sudeste. Ou seja, somos diferentes, mas tratados igualmente. Então, isso quebra os nossos recursos”, lamentou o prefeito.
São Sebastião de Boa Vista possui 24 mil habitantes e tem como principal atividade econômica o extrativismo vegetal, com a produção e a exportação do açaí in natura. O prefeito disse, entretanto, que essa atividade não beneficia o próprio Município, que não pode taxar a exportação. “O açaí sai sem nenhum imposto. Então uma das nossas reinvidicações era possibilitar que essa atividade beneficiasse também o Município”, falou o secretário de Saúde.
Eles informaram, ainda, que as cidades da Região não possuem água potável. Além disso, dos 16 Municípios que integram a Ilha, 12 não contam com agências bancárias. “E as pessoas vêm até nós, porque elas se sujeitam a andar com o dinheiro nas mãos e serem assaltadas. Então, ter essa estrutura é a principal alavanca para um Município”, disse Getúlio.
Na CNM, os gestores receberam informações das áreas técnicas de Educação, Saúde, Assistência Social, além de orientações sobre o Território da Cidadania. Na oportunidade, eles também apoiaram a agenda de mobilizações da Confederação. “Essas iniciativas são muito importantes, principalmente para Municípios menores e mais carentes”, ressaltou Getúlio.

Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...