segunda-feira, 30 de abril de 2012

GRUPO RAIZES MARAJOARA DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA SE APRESENTA NO TEATRO DA PAZ

GRUPO RAIZES MARAJOARA DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA PARTICIPA DO TEATRO 12 HORAS NO AR QUE É PROMOVIDO PELA FEDERAÇÃO DE ARTE CÊNICA ESTADUAL.


 NO DIA 19 DE MAIO O GRUPO RAIZES MARAJOARA ESTARÁ SE APRESENTANDO NO TEATRO DA PAZ  COM A PEÇA TEATRAL O MACACO MALANDRO.


Adicionar legenda



VEJA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO:
O MACACO MALANDRO
                                                        SINOPSE
O espetáculo tem como objetivo central a fome.Dois amigos,o tigre e o lobo, sócios de caçada na busca por comida, cansados de tanto procurar acabam se desentendendo e assim desfazem a sociedade, mas no meio do caminho encontram a solução do dia, um rico queijinho de minas, a partir desse momento surge um novo conflito, a posse do queijo, essa briga será decidida no tribunal pelo esperto macaco que os engana. Esse conflito é refletido pelos dois que acabam descobrindo através do diálogo, que é importante compartilhar o que se tem com o próximo, e que através de uma boa conversa pode-se resolver qualquer problema.

DIREÇÃO  MARCOS VINICIUS .

quinta-feira, 26 de abril de 2012

resumo do debate sobre a melhoria do abastecimento de água em ssbv.


 
Ontem aconteceu em são Sebastião da boa vista, um debate sobre a melhoria do abastecimento de água o evento contou com as presenças de varias autoridade locais e a representante da seidurb a senhora marineia santos.
Um dos pontos que mais se destacou no debate foi quando socorro representando a sociedade civil deixou bem claro o desejo que a população almeja há muito tempo em ter uma água de qualidade em nosso município, em suas palavras ‘’ele fala que o povo já perdeu a esperança e o reflexo dessa desesperança É a mínima participação da população no debate’’.

Zenito farias ex secretario da sedurb destacou a importância de uma resposta imediata por parte do governo do estado em suas palavras dirigidas a Marineia Santos ‘’ a minha felicidade é chegar aqui e vê nesse momento vc chegar e dizer a todos nos boavistenses que o governo Do estado veio aqui pra dizer que a obra vai ter data pra se terminada é isso que queremos saber, não queremos apenas sonhar... queremos respostas concreta ‘’.

Em resposta as palavras do zenito marinea santos representante do governo disse que as obras estarão findando ainda esse semestre.

Jose Edvaldo secretario da prefeitura em suas palavras deixou bem claro que o ‘’GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DA FUNASA JÁ REPASSOU 100 POR CENTO DO DINHEIRO DO PROJETO ÁGUA PARA TODOS EM 2010 PARA O GOVERNO ESTADUAL, E ESSE DINHEIRO NÃO É REPASSADO PARA O MUNICÍPIO. O GOVERNO FEDERAL PASSA PARA O  GOVERNO ESTADUAL QUE POR SUA VEZ PASSA  PARA A EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA,portanto a prefeitura não tem acesso ao dinheiro’’.destacou também que 80 por cento da obra já estão concluídas.

VEJA DOCUMENTO ABAIXO DISPONIBILIZADO PELA PREFEITURA DE SSBV.

 





O momento foi também para escolher os REPRESENTANTES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.


Representantes da população

Walber Rodrigues,

Gilberto camarão,

Jair mota

Rosane de Souza



Os representantes do poder municipal

Sec. saúde Marlon

SEC. Educação Lucideia

Sedurb Joana

Sec. assistência social rodrigo

Sec. meio ambiente patricia


.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

SECRETARIA DE INTEGRAÇÃO REGIONAL E DESENVOLVIMENTO URBANO EM SSBV.

                  
                      O GOVERNO DO ESTADO,ATRAVES DA SEIDURB,VEM EXECUTANDO A OBRA DE MELHORIA DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICIPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA,BUSCANDO COM ISSO UM MELHOR ATENDIMENTO A POPULAÇÃO LOCAL.
                        NESSE SENTIDO,CONVIDAMOS TODOS OS MORADORES A PARTICIPAREM DE UMA REUNIÃO,ONDE SERÁ APRESENTADO O TRABALHO SOCIAL RELACIONADO A OBRA,O QUAL IRÁ OFERECER ATIVIDADES SÓCIO-EDUCATIVA DE INTERESSES DE TODOS.

SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE

DATA: 25/04/2012
LOCAL; SALÃO NOBRE DA PREFEITURA
HORARIO 19:00 HORAS

terça-feira, 24 de abril de 2012

GRUPO INTERCESSÃO DE SSBV.CONHEÇA UM RESUMO DE SUA TRAGETÓRIA.

O Grupo intercessão foi criado no ano de 2004 com o objetivo de alegrar as missas de domingo na Igreja Católica, mas com o passar do tempo o trabalho foi ampliando e passamos a realizar louvores na cidade e em todas as comunidades do interior. E logo conseguimos o reconhecimento dos municípios vizinhos, e desta forma já nos apresentamos em diversos eventos católicos em todo o Marajó.
O Grupo foi crescendo, nosso trabalho também. Passamos a fazer trabalhos sociais como: louvor das crianças, onde realizamos com as crianças carentes de nosso município um momento de laser e louvor a Deus através da música, o Grupo Vida Plena (Melhor idade), onde trabalhamos com pessoas de uma idade já avançada, com danças, música, passeios e caminhadas. Natal solidário, onde distribuímos brinquedos e cestas básicas para as famílias carentes. Dia das mães do Intercessão, quando todo dia das mães fazemos um momento de festa religiosa para celebrar essa data tão especial. EJC (Encontro de Jovens com Cristo)graças ao intercessão o ejc agora virou prioridade na diocese, Grande encontro de um dia inteiro, onde trazemos jovens de todo Marajó para abordar temas Espirituais e do cotidiano dos jovens.
HOJE O  CELEBRAMOS MAIS UMA CONQUISTA GRAÇAS À DEUS E AOS SEUS MEMBROS QUE SEMPRE ESTÃO PARTICIPANDO ATIVAMENTE NA IGREJA O INTERCESSÃO AGORA FAZ PARTE DA RCC (RENOVAÇÃO CARISMATICA CATOLICA ).maiores informações sobre a RCC no final da materia.

G.O INTERCESSÃO JUNTO COM MARIO LUCIO COORDENADOR ESTADUAL DA RCC
 
G.O INTERCESSÃO NO ENCONTRO ESTADUAL DE MINISTERIO DA RCC


GRUPO DE DANÇA INFANTL INTERCESSÃO

LOUVOR DIAS DA CRIANÇAS

MUANÁ

PONTA DE PEDRAS JORNADA DA JUVENTUDE

SANTA CRUZ DO ARARI

CACHOEIRA DO ARARI


CURRALINHO



LOUVOR DAS FAMILIAS
VILA SÃO MIGUEL


DIA DAS CRIANÇAS


O Movimento Carismático Católico, originalmente Renovação Carismática Católica (RCC), é  um movimento católico-romano surgido nos Estados Unidos em meados da década de 1960, influenciado pela Renovação Carismática episcopal porém mantendo os dogmas do catolicismo romano. Ele é voltado para a experiência pessoal com Deus, particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons. Esse movimento busca dar uma nova abordagem às formas de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística católicos. Hoje a RCC tem mais de 100 milhões de membros em todo o mundo, no Brasil a rcc conta com 10.404 grupos de oração ate agora cadastrados.

SE VC DESEJA ENVIAR INFORMAÇÕES SOBRE QUALQUER ASSUNTO É SÓ ENVIAR UM E -MAIL PARA NAVENEZADOMARAJO@GMAIL.COM
 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

não pode haver limites culturais, econômicos, sociais ou históricos no território federativo do Marajó - POR José Varella

gostei da iniciativa do grupo Papa Manga... a cultura popular de alimenta da energia e da criativada dos jovens, mas também ela exige o conhecimento do passado e a preservação da identidade local para que não se torne apenas uma farsa ou entretenimento sem consequencias.

me lembro de minha mocidade em Ponta de Pedras onde com um camarada chamado José Malato e outros se inventava coisas semelhantes. Depois eu fui embora para Belém e o Zé Malato foi trabalhar do antigo IBDF (depois IBAMA) e parece que andou aí por SSBV inventando artes...

eu me queixo da separação que ainda existe entre as universidades e a cultura popular, pois deveria ser a chamada Educação 'superior' a orientar (não dirigir ou castrar) a criatividade popular dando a esta consistência para a industria cultural que se chama Turismo (turismo é empresa, é negócio, mas sobretudo uma cultura de viagens onde se encontram da hospitalidade do povo anfitrião e a curiosidade em conhecer o lugar e o povo pelo visitante). Por isto quando sonhamos com uma UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARAJÓ pensamos, com ela, vencer os muros invisiveis que ainda separam o saber acadêmico das suas fontes originais: que são justamente o Povo.

as fronteiras político-administrativas entre os municípios de uma mesma região se justificam, mas não pode haver limites culturais, econômicos, sociais ou históricos no território federativo do Marajó Forte. http://navenezadomarajo.blogspot.com.br/p/espaco-cultural.html?spref=fb

domingo, 22 de abril de 2012

EDUCAÇÃO BOAVISTENSE - PROJETO “EDUCAÇÃO E VALORES”



 O projeto ‘EDUCAÇÃO E VALORES promovido pela SEMED realizou na última quinta feira mais uma etapa do programa, desta vez na Escola VEREADOR ENGRÁCIO no rio Pracuuba Grande-coqueiro com o TEMA ABORDADO SOBRE DROGAS.
Essa atividade visa mobilizar a sociedade e as escolas para ações de prevenção através de palestras dança, teatro, parodias e etc..

‘’Esse projeto é importante para nós, para que tenhamos mais informações sobre o risco das drogas’’, comentou uma  das estudantes da localidade
VEJA OUTRAS NOTICIAS DA SEMED ACESSANDO: 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aberta as inscrições para escola zico 10 em SSBV.

Informamos que já estão abertas as inscrições do  projeto Zico 10, Os jovens  que desejam participar não percam essa oportunidade. 
 procurar a Secretaria de Esportes ou Neto Alves ( Netão ).

Novo Secretário Municipal de Saúde de São Sebastião da Boa Vista.visita a 7º Centro Regional de Saúde


Nesta Quinta Feira o Novo Secretário Municipal de Saúde de São Sebastião da Boa Vista Fábio Cardoso Farias fez sua primeira visita a 7º Centro Regional de Saúde que tem a frente Valetim Lucas. Fábio Farias é boavistense e aluno do curso de Gestão em Saúde do  Instituto Federal do Pará - IFPA localizado em Muaná sobre a coordenação da professora Helena Cunha.

Na ocasião da visita a Valetim Lucas, o secretário fez menção  a pautas como Ações Intensificadas de Endemias na Ilha Pau de Rosa e defendeu a instalação de uma UDT _ Unidade de Diagnóstico e Tratamento de Malaria na Vila São Miguel do Pracuuba (Muaná) em virtude da fronteira com São Sebastião da Boa Vista e  entrada do Rio Pracuuba Grande. Outra pauta da reunião foi a criação de Cronograma de instalação das salas de estabilização no Marajó e claro em São Sebastião da Boa Vista, haja a vista o sempre crescente número de pacientes vindo de Muaná, Curralinho e Limoeiro do Ajuru.

fonte secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião da Boa Vista.

Sugestão de Pauta - Educação-O deputado Miriquinho Batista – PT/PA – participou do lançamento da proposta “Programa de Expansão


A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou nesta tarde, 18/4, a CXI reunião ordinária do Conselho Pleno, no Hotel Nacional, em Brasília.
O deputado Miriquinho Batista – PT/PA – participou do lançamento da proposta “Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais”, com a participação de Reitores, Pró-reitores, Assessores, Parlamentares e convidados, que foi construída coletivamente com o objetivo de propor a presidenta Dilma Rousseff um salta de qualidade e quantidade na melhoria do ensino no Brasil.
Em sua fala, Miriquinho contou um pouco da sua trajetória na educação, que nunca conseguiu admiti que a Universidade Federal do Pará, se restringisse a Belém, ainda como aluno, lutou para a interiorização da Universidade. Depois como professor participou da criação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na educação. E como deputado federal, apresentou uma Indicação ao Executivo no sentido de alterar a Lei 8.112, criando vantagem remuneratória para os mestre e doutores que trabalham na Amazônia. Agora vai ter o privilégio de ser o relator do PL 2206/2011 que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Cordialmente,
Raquel Paz - DRT-DF/MTE 8035
Assessora de Imprensa do
Deputado Federal MIRIQUINHO BATISTA - PT/PA

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O MARAJÓ SE LIGA AQUI,WEB RADIO R7 PARÁ.

                                                     A WEB RÁDIO DOS BOAVISTENSES.
 
dj leandro e Ivaldo Silva

DAS 19 AS 20 HORAS TEM  O PROGRAMA PARÁ PAIDEGUA.
musica de qualidade é aqui  http://radior7para.blogspot.com.br/

terça-feira, 17 de abril de 2012

Carimbó - Patrimônio Cultural Brasileiro.

O deputado Miriquinho Batista – PT/PA - apresentou Indicação nº 2783/2012, ao Ministério Cultura, sugerindo ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (lPHAN), que registre o Carimbó como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro.
O parlamentar ressalta que “o carimbo é uma das mais originais e genuínas celebrações populares do país. É uma das manifestações mais representativas da cultura amazônica. Em 1767, o jesuíta Frei João Daniel já escrevia sobre o ritmo cantado e dançado pelos índios Tupinambás”.
De Brasília,
Raquel Paz - DRT-DF/MTE 8035
Assessora de Imprensa do
Deputado Federal MIRIQUINHO BATISTA - PT/PA



VEJA O DOCUMENTO ABAIXO :

REQUERIMENTO
(Do Sr. Miriquinho Batista)
Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo, para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC), proceda ao registro do CARIMBÓ como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro.
Senhor Presidente:
Nos termos do art. 113, inciso I e § 1o, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, requeiro a V. Exª. seja encaminhada ao Poder Executivo a Indicação em anexo, sugerindo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por intermédio do Ministério da Cultura, o registro do CARIMBÓ como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, na forma da legislação vigente (Decreto nº 3.551, de 2000).
Sala das Sessões, em de de 2012.
Deputado MIRIQUINHO BATISTA
INDICAÇÃO No , DE 2012
(Do Sr. Miriquinho Batista)
Sugere ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por intermédio do Ministério da Cultura, o registro do CARIMBÓ como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro.
Excelentíssima Senhora Ministra da Cultura, Ana de Hollanda :
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu significativo avanço no que concerne à ampliação do conceito de Patrimônio Cultural. Sensível aos reclamos da sociedade civil, os constituintes incorporaram ao texto constitucional o art. 216, que assim reza:
“Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade nos quais se incluem:
I- as formas de expressão;
II- os modos de criar, fazer e viver;
III- as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV- as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V- os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico."
2
Uma das principais características da cultura brasileira é sua diversidade, expressa nas múltiplas manifestações artísticas, dentre as quais se destacam as nossas músicas e danças folclóricas. Pois bem, Senhora Ministra, nesta oportunidade queremos destacar o CARIMBÓ como uma das mais originais e genuínas celebrações populares do País.
Em uma breve caracterização, pode-se dizer que o Carimbó, mais do que um gênero musical ou uma dança folclórica do Pará, é uma das manifestações mais representativas da cultura amazônica. Segundo os pesquisadores, as contribuições da cultura indígena e da cultura negra africana no Pará formaram as raízes do ritmo, que já teria mais de 200 anos de história. Segundo a documentação disponível, o jesuíta Frei João Daniel, em 1767, já escrevia sobre o ritmo cantado e dançado pelos índios Tupinambás, em torno ao som de um tambor de madeira oca recoberto com pele de animal: o curimbó, que deu origem ao nome atual da música e dança. Os primeiros registros apontam também outros elementos característicos da originalidade desta manifestação cultural indígena, como uso de maracás e flauta no acompanhamento da música, e na dança executada com os pés se arrastando e a postura arqueada. Entretanto, a semelhança com o batuque africano e a dança rebolada, juntamente com as histórias antigas transmitidas por comunidades do interior do Pará, sugerem que a origem do Carimbó remonta também às comunidades de negros vindos do Maranhão ou fugitivos de fazendas da região.
Levando em consideração os diversos aportes culturais que contribuíram para o surgimento e o desenvolvimento do Carimbó, o ritmo se apresenta hoje como importante elemento no processo de formação da identidade cultural brasileira, com as particularidades da Amazônia. A forma de dançar, os instrumentos que acompanham os curimbós e as vestimentas dos grupos que dançam o Carimbó podem variar de acordo com a região do Estado em que o ritmo está presente. As letras cantadas, no entanto, são sempre compostas por versos curtos, que falam do dia a dia do pescador e do lavrador, dos seus trabalhos, dos seus amores, da sua preocupação com o meio ambiente.
3
A transmissão oral nas famílias, nas comunidades e os modos de vida tradicionais mantidos no interior do Pará são os principais responsáveis pela sobrevivência e resistência do chamado Carimbó de raiz, aquele que guarda as características originais do ritmo. Não se pode, no entanto, esquecer o papel fundamental na criação, evolução e preservação deste bem cultural, desempenhado por seus artistas mais notáveis, os grandes compositores, músicos e difusores do Carimbó a quem se concede o título de „Mestres‟, a exemplo de Mestre Lucindo (Lucindo Rebelo da Costa, de Marapanim, no litoral paraense).
Senhora Ministra, muitos somos os que entendem que o reconhecimento nacional do Carimbó, gênero musical tradicional mais conhecido do Pará e um dos principais da região Norte, cuja manifestação ocorre há mais de dois séculos em quase todas as regiões do Estado, se impõe como elemento fundamental da identidade cultural de nosso povo. Resultado da formação histórica e cultural das populações da Amazônia, sua perenidade e resistência devem-se, sobretudo, a processos de transmissão oral e a modos de vida tradicionais preservados pelas comunidades do litoral e do interior paroara.
Em busca de articular as ações dos cidadãos paraenses e amazônidas interessados em promover o reconhecimento do Carimbó como bem imaterial integrante da cultura nacional, foi criada a campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”. Iniciativa que busca envolver e mobilizar a sociedade em torno da valorização e do reconhecimento do Carimbó como expressão importante da cultura brasileira, a Campanha dá continuidade a processo organizado a partir das discussões promovidas no Festival de Carimbó de Santarém Novo, a partir de 2005. Organizada por grupos de Carimbó e entidades culturais de vários municípios, esta Campanha hoje integra processo iniciado pela Irmandade de Carimbo de São Benedito junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, no sentido de registrar o Carimbó paraense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e suas fundações, em especial a Fundação Curro Velho, apoiam o movimento, afirmando compromisso com as diretrizes da 1ª
4
Conferência Estadual de Cultura, que aprovou moção de apoio ao processo de registro do carimbó como patrimônio cultural brasileiro. Como parte fundamental desse processo, a Campanha promove desde então atividades de mobilização e sensibilização da sociedade em torno do Carimbó, realizando seminários, oficinas, encontros de mestres, rodas de Carimbó e outras ações em todo o território nacional, buscando estabelecer alianças e parcerias com instituições públicas, organizações culturais, empresas, pesquisadores e produtores culturais que compartilhem do mesmo objetivo.
Dessa forma, a ideia de registrar o Carimbó como Patrimônio Imaterial do Brasil emergiu do diálogo estabelecido entre a Irmandade de Carimbó de São Benedito, da cidade de Santarém Novo, e o IPHAN Regional PA/AP, em dezembro de 2005, quando da realização do 4º Festival de Carimbó de Santarém Novo, evento que desde 2002 vinha promovendo a valorização do Carimbó na região do nordeste paraense. Na ocasião, o IPHAN apresentou à Irmandade e aos demais grupos o Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, e as etapas do processo de registro.
Abriu-se, então a possibilidade concreta de tornar o Carimbó patrimônio imaterial da cultura brasileira. Assumindo essa proposta, a Irmandade os grupos de Carimbó organizaram então a Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” em dezembro de 2006 e iniciaram a formalização do pedido de registro junto ao IPHAN, em fevereiro de 2008. Este pedido oficial incluiu um pequeno dossiê sobre o Carimbó e as manifestações a ele associadas, redigido pela Irmandade de Carimbó de São Benedito e subscrito pela Prefeitura Municipal de Santarém Novo, pelas associações culturais Raízes da Terra, Japiim e Uirapuru (estas três, do município de Marapanim, PA).
Assim sendo, para a comunidade paraense e amazônida, “o registro do Carimbó como bem cultural de natureza imaterial significará um importante passo para garantir sua preservação e seu reconhecimento como patrimônio de nossa cultura, elemento essencial e definidor de nossa identidade. O registro se faz necessário diante do acelerado processo de
5
desagregação social e homogeneização cultural que atinge a região amazônica, onde as culturas nativas e tradicionais vêm sendo velozmente atropeladas pelos produtos culturais da modernidade, o que ameaça a diversidade e as identidades próprias dos povos da região”.
Senhora Ministra: ao encaminhar esta Indicação Parlamentar, solicitamos que o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realize os estudos e as pesquisas pertinentes para a inclusão do CARIMBÓ no “Livro das Formas de Expressão”, registrando este ritmo musical e dança folclórica como bem de natureza imaterial integrante do Patrimônio Cultural de nosso País.
Sala das Sessões, em de de 2012.
Deputado MIRIQUINHO BATISTA


 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

POESIA BOAVISTENSE.




CASA DE PALHA

Casa de palha que bom lugar
Não tem paredes mas tem amor,
Tem lamparina qual linda flor,
Que beija o rio e põe-se a brilhar.


De laços fortes do puro ambé,
Da jacitara e do miriti.
Da boa rede vê-se a maré,
Que embala os sonhos dentro de tí.

Fogão de lenha, miritizeiro
Canoa no porto, pote e paneiro.
Rádio de pilha o dia inteiro.
Casa de palha estrela a brilhar
No Marajó, arte e beleza
Deixe essa estrela sempre a brilhar !
POESIA RETIRADA DO LIVRO CABOCLO E POESIA  ( AUTOR IRAN DA SILVA GOMES )
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...